Ilhabela (parte 3) – Casamento na praia

dpaulaphoto_vanbru_15082010-854

Como falei na parte 1 deste especial de Ilhabela, esse pequeno paraíso foi o cenário da realização de um dos meus maiores sonhos: casar na praia!

O casamento foi em agosto/2010 e não tínhamos voltado à ilha. Foi muito gostoso reviver cada momento do fim de semana mais feliz da nossa vida.

Desde o casório até hoje, vira e mexe recebo perguntas sobre o custo e a logística de se casar ali.

Por essas razões e em comemoração aos nossos 5 anos de casados, resolvi escrever esse post contando em detalhes como foi nossa festa, para ajudar e inspirar quem também sonha em se casar na praia, mesmo com um orçamento limitado.

Noivinhas do meu Brasil, é possível! rsrs.

Destination Wedding

Casar longe de onde se mora pode ser um pouco mais trabalhoso, mas é também gratificante.

A parte ruim é que alguns convidados não poderão ir. E nem é questão de dizer “se gosta mesmo da gente, faz um esforço e vai”, mas realmente uma viagem, mesmo que curta, requer planejamento, disponibilidade e envolve gastos. Sem contar os imprevistos.

Por outro lado, você e seus convidados vão participar de um casamento e ao mesmo tempo farão uma viagem! Olha que combinação perfeita! Para os viajantes de plantão é uma ótima desculpa. Mas na minha opinião, a melhor parte de se casar em outra cidade/estado/país é comemorar por dias e não apenas horas… A festa de casamento passa muito rápido, quando você menos espera já acabou.

Como nosso casamento foi em um domingo, muita gente decidiu ir na sexta-feira e passou o fim de semana todo por lá. Foi muito gostoso! Pareciam as festas bíblicas, que duravam dias… rsrsrs.

Tivemos o privilégio de passar bastante tempo com nossos queridos. Na sexta-feira fomos todos para uma pizzaria. No sábado tomamos café da manhã juntos, depois fomos dar uma olhada no local da festa, e ainda almoçamos com alguns deles. À noite, a mulherada se juntou para o meu chá de lingerie e os meninos foram fazer uma despedida de solteiro com o noivo. E no domingo, enfim, aconteceu a festa do casamento.

IMG_6674

OgAAAM5lIWYIS4GBZpWC1AMD-c8RT6WdyqvaV_mXcOkxcDx4gNtIPbGiU5wVQyLODYgQzXIuPMjolP0iVKF1L2ONY04Am1T1UCtBFyRsIO9bM1jx5qZh4Ji3rbuz

Preparativos

Antes de mais nada, casando em qualquer lugar, é preciso definir seu orçamento. Com a limitação (ou não!) do orçamento, você define o tipo de festa e quantas pessoas serão convidadas. A partir daí escolhe os fornecedores que mais se encaixam com o perfil da sua festa.

Apesar de já ter feito um curso de organização de eventos, não sou e nem tenho a pretensão de ser uma assessora de casamento, portanto vou falar apenas sobre alguns itens essenciais, mas sem uma ordem de importância e possivelmente esquecerei de alguma coisa. Mas, lembre-se que esse post é para dar uma ideia do planejamento de um casamento em Ilhabela, e não um post sobre organização de casamentos. Para isso leia artigos específicos, procure check lists com cronograma de atividades e providências a serem tomadas, e de preferência, contrate um profissional para fazer a sua assessoria.

E falando em preparativos, o mais importante é: não contrate nada sem ser por escrito. Mesmo que seja um adendo ao contrato já feito, faça por escrito. Não combine nada verbalmente, mesmo que sejam detalhes, coloque tudo no papel. Melhor prevenir do que remediar. #ficaadica1

Data do casamento

Além da melhor data para os noivos, que atenda suas comodidades com relação ao trabalho, disponibilidade dos familiares e do celebrante, é preciso considerar algumas particularidades da ilha.

O mês mais quente é fevereiro e o mais frio é julho.

Os meses de janeiro, fevereiro e março são os mais chuvosos e os meses de junho, julho e agosto os menos. Mas isso são apenas estatísticas né… somos testemunhas de que nem sempre a previsão se cumpre…

Lembre-se que na temporada de verão e nos feriados (veja os feriados das cidades próximas também e não apenas da sua!) a cidade fica lotada, com congestionamento e filas em todo lugar, inclusive na balsa, e isso pode acarretar o atraso de fornecedores e convidados. Além disso, nessas ocasiões o preço de tudo aumenta muito. Pense bem se vale a pena.

Falando em preços, os valores das diárias caem muito nos meses de inverno, exceto na Semana Internacional da Vela, em julho. No site oficial da cidade tem um calendário de eventos, dá uma olhada lá: ilhabela.com.br

Local e Buffet

No meu caso, eu queria casar na praia, mas não queria que fosse pé na areia porque apesar do clima praiano, queria um certo glamour! haha. Eu queria usar salto, afinal sou baixinha e o “sapato da noiva” sempre me encantou. Assim, a ideia de casar descalça ou com rasteirinha estava fora de cogitação (pra mim). Mas também já vi casamento lindos na areia, todo mundo bem a vontade, e também já vi casamentos onde todos os convidados são orientados a usar branco.

Por isso, vou interromper o texto para o #ficaadica2. Sou da seguinte opinião: O casamento é seu e do seu noivo(a), o sonho é de vocês, portanto, faça como quiser. Noivo pode casar sem gravata? Pode. E pode casar de terno e gravata na praia? Pode. E a noiva pode casar de salto alto na areia? Vai afundar, mas pode. Brilho de dia não pode né? Pode sim. Pode tudo, afinal é seu dia. Escute conselhos sim, principalmente sobre a parte prática, mas em questão de gosto, faça tudo como você sempre sonhou.

Então voltando ao meu casório, por indicação de um amigo, Erisson, conhecemos o Pier 151, que fica próximo a Vila e ao lado do Yacht Club de Ilhabela. Lá a gente teria a vista para o mar, mas sem areia. Perfeito! O lugar é bonito e aconchegante, a vista linda, o staff atencioso, e acomodou nossos 200 convidados, tranquilamente sentados.

dpaulaphoto_vanbru_15082010-458

dpaulaphoto_vanbru_15082010-871

Na época o Pier não tinha móveis (agora tem), era apenas o espaço físico, mas conseguimos contratar um buffet que fornecia o mobiliário pelo mesmo valor! Um milagre. O buffet veio do sul de Minas, por indicação da sogra. Foi ótimo, comida gostosa, com bastante variedade.

Além do Píer 151, existem vários outros lugares na ilha que realizam casamentos, como: Sea Club, Marina Porto, Hotel Barra do Piúva, Hotel DPNY, Hotel Maison Joly, Fazenda Siriúba, Espaço Casas D’Agua Doce, Espaço Galiileu, Restaurante All Mirante, Restaurante Dedo de Moça… Tudo vai depender do orçamento, tipo de festa e número de convidados.

Fotografia e filmagem

Antes mesmo de definir o lugar, o buffet e qualquer outra coisa, já sabíamos quem seria nosso fotógrafo. Além de um profissional com verdadeiro dom, é um amigo nosso e por isso não tínhamos dúvida. E acertamos! O resultado ficou incrível. Todas as fotos do casamento e do ensaio postadas aqui são dele: Renato DPaula.

Além das fotos do casamento, no dia seguinte fizemos um ensaio lindo, numa praia que estava deserta (era segunda-feira e inverno), e o dia estava lindoooo, céu azul maravilhoso! As fotos do ensaio são as minhas preferidas.

dpaulaphoto_vanbru_16082010-10

dpaulaphoto_vanbru_16082010-54

A filmagem foi feita por outra empresa, pois na época nosso fotografo não oferecia esse serviço. Na verdade nem fazíamos questão de filmagem, mas pensamos que poderíamos nos arrepender depois e acabamos contratando. E fico feliz que fizemos isso. Muita coisa da cerimonia só lembramos depois que assistimos o vídeo. E como de costume, eles ofereceram uma cópia para nossos pais, o que é bem legal.

Decoração

A decor foi escolhida por mim e pela minha madrasta que é designer e decoradora. Ficou bem clean e lindo, como eu queria. O tema praia estava presente na decoração, nas mesas, nos arranjos e porta-guardanapos. Nossa flower girl entrou jogando pétalas que estavam numa estrela do mar e a daminha levou nossas alianças em uma concha do mar, que passaram a fazer parte da decoração da festa, e depois do nosso apê.

dpaulaphoto_vanbru_15082010-18

dpaulaphoto_vanbru_15082010-316

No fim das contas, apesar de ter amado a decoração, achamos que esse item em particular deveria ter sido contratado na ilha porque ocupou bastante o tempo da minha madrasta na véspera do casamento, em vez dela aproveitar mais o fim de semana. E além disso, alguma flor causou uma alergia que deixou o rosto dela um pouco inchado e vermelho. #ficaadica3

Itens complementares – equipamento de áudio e vídeo, telão, gerador, tenda

Todos esses itens foram contratados na ilha mesmo — vou indicar os fornecedores ao final.

Música sempre garante entretenimento para festa. E no nosso caso, como temos muitos amigos músicos, rolou uma jam session bem bacana.

dpaulaphoto_vanbru_15082010-803

É importante alugar um gerador para evitar surpresas, pois nos informaram que a energia na ilha oscila. Melhor prevenir né?!

O Píer tem uma área fechada e outra descoberta sobre o mar, onde acontece a cerimônia dos casamentos. Como não é possível prever o clima com 100% de certeza, melhor alugar a bendita tenda para garantir que tudo saia como planejado. Claro que a céu aberto é mais bonito, mas nem tudo está sob nosso controle. Você pode até pensar: “na semana do casamento, se tiver previsão de chuva, eu alugo a tenda, certo?” Não!!! Não existem muitas opções de empresas que alugam tendas específicas para o tamanho do local escolhido, portanto, se deixar para a última hora, corre o risco de não encontrar. Outra coisa sobre as tendas é que podem ser brancas ou transparentes; e com ou sem as “paredes”. As tendas brancas funcionam melhor quando a festa é no meio do dia, assim ela evita que o sol bata direto nos convidados. Já a transparente deixa o ambiente mais iluminado e permite apreciar o céu. As paredes das tendas são transparentes e protegem os convidados nos dias frios e chuvosos.

dpaulaphoto_vanbru_15082010-105

dpaulaphoto_vanbru_15082010-920

Ainda bem que alugamos a tenda, e com paredes, porque no dia do nosso casamento choveu um pouco. E olha que agosto é o mês que menos chove na ilha! Interessante que bem no momento da troca das alianças o céu abriu e o sol iluminou o altar! Foi um presente de Deus!

Assessoria

Se você não mora na ilha, é aconselhável que contrate uma assessoria de lá. Mesmo que você goste muito do trabalho de alguém da sua cidade, o ideal é contratar uma local, porque além da pessoa estar lá para cuidar das coisas pessoalmente já que você não está, ela saberá detalhes específicos. Por exemplo, os fornecedores que não são da ilha e vão entrar com caminhão/caminhonete precisam de uma licença para isso.

Caso decida não contratar, informe-se e peça ajuda ao responsável pelo local da festa. Eles estão acostumados a realizar festas de não residentes e em geral são bem solícitos.

Informações para os convidados

Casamento na praia muitas vezes pode causar dúvidas nos convidados. Se quiser ajudá-los, informe se a cerimonia será pé na areia, qual tipo de traje, como chegar, etc.

Como eu tinha diversas informações para passar aos convidados, decidi criar um site, assim coloquei tudo que não caberia (e nem ficaria bonito) no convite. Pesquisei distância e tempo até a ilha, valor e horário da balsa; indiquei restaurantes, cabeleireiros, hotéis e uso de repelente. Na pousada em que ficamos, negociei uma tarifa especial e late check out para os convidados que se hospedassem lá.

Noite de núpcias

Antes do casamento ficamos em uma pousada com nossos familiares e muitos amigos, e depois da festa já fomos direto para outro hotel, mais sofisticado e com maior privacidade! Se nos dois dias antes do casamento era a maior festa encontrar todo mundo no café da manhã, no nosso primeiro dia de casados não achamos que seria tão legal assim! hahaha.

Ilhabela tem diversos tipos de hotéis, muitos deles exclusivos e românticos. Por isso foi bem fácil achar uma ótima opção para nossa noite de núpcias. Escolhemos uma suíte bem reservada, com jacuzzi na varanda e banheira com vista para o mar, na Pousada Solar Singuitta. Apesar do cansaço, o lugar era belísssimo e aproveitamos bastante.

.

Não coloquei os valores dos serviços porque como meu casamento foi em 2010, não acho que ajudaria. Segue a lista dos fornecedores (aqueles que eu recomendo), e seus respectivos sites:

Local: Píer 151

Foto: Renato DPaula

Filmagem: Staniarty

Decoração: Marcia Leite

Site: iCasei

Bolo fake, noivinhos topo do bolo e docinhos especiais: Ana Luiza

Som, telão, tenda: Locasom Eventos

Noite de núpcias: Solar Singuitta

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida deixem aqui ou mandem no email: letsgonessa@hotmail.com. Tem mais dicas para compartilhar com as futuras noivinhas? Deixem aqui nos comentários.

Vanessa ♥

Posts Relacionados

spot_img

Categorias

Siga nas redes socais!

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

https://flic.kr/p/C1VVTJ

Como falei na parte 1 deste especial de Ilhabela, esse pequeno paraíso foi o cenário da realização de um dos meus maiores sonhos: casar na praia!

O casamento foi em agosto/2010 e não tínhamos voltado à ilha. Foi muito gostoso reviver cada momento do fim de semana mais feliz da nossa vida.

Desde o casório até hoje, vira e mexe recebo perguntas sobre o custo e a logística de se casar ali.

Por essas razões e em comemoração aos nossos 5 anos de casados, resolvi escrever esse post contando em detalhes como foi nossa festa, para ajudar e inspirar quem também sonha em se casar na praia, mesmo com um orçamento limitado.

Noivinhas do meu Brasil, é possível! rsrs.

Destination Wedding Casar longe de onde se mora pode ser um pouco mais trabalhoso, mas é também gratificante. A parte ruim é que alguns convidados não poderão ir. E nem é questão de dizer "se gosta mesmo da gente, faz um esforço e vai", mas realmente uma viagem, mesmo que curta, requer planejamento, disponibilidade e envolve gastos. Sem contar os imprevistos. Por outro lado, você e seus convidados vão participar de um casamento e ao mesmo tempo farão uma viagem! Olha que combinação perfeita! Para os viajantes de plantão é uma ótima desculpa. Mas na minha opinião, a melhor parte de se casar em outra cidade/estado/país é comemorar por dias e não apenas horas... A festa de casamento passa muito rápido, quando você menos espera já acabou. Como nosso casamento foi em um domingo, muita gente decidiu ir na sexta-feira e passou o fim de semana todo por lá. Foi muito gostoso! Pareciam as festas bíblicas, que duravam dias... rsrsrs. Tivemos o privilégio de passar bastante tempo com nossos queridos. Na sexta-feira fomos todos para uma pizzaria. No sábado tomamos café da manhã juntos, depois fomos dar uma olhada no local da festa, e ainda almoçamos com alguns deles. À noite, a mulherada se juntou para o meu chá de lingerie e os meninos foram fazer uma despedida de solteiro com o noivo. E no domingo, enfim, aconteceu a festa do casamento. https://flic.kr/p/BbWH4E https://flic.kr/p/B6SfHv

Preparativos

Antes de mais nada, casando em qualquer lugar, é preciso definir seu orçamento. Com a limitação (ou não!) do orçamento, você define o tipo de festa e quantas pessoas serão convidadas. A partir daí escolhe os fornecedores que mais se encaixam com o perfil da sua festa.

Apesar de já ter feito um curso de organização de eventos, não sou e nem tenho a pretensão de ser uma assessora de casamento, portanto vou falar apenas sobre alguns itens essenciais, mas sem uma ordem de importância e possivelmente esquecerei de alguma coisa. Mas, lembre-se que esse post é para dar uma ideia do planejamento de um casamento em Ilhabela, e não um post sobre organização de casamentos. Para isso leia artigos específicos, procure check lists com cronograma de atividades e providências a serem tomadas, e de preferência, contrate um profissional para fazer a sua assessoria.

E falando em preparativos, o mais importante é: não contrate nada sem ser por escrito. Mesmo que seja um adendo ao contrato já feito, faça por escrito. Não combine nada verbalmente, mesmo que sejam detalhes, coloque tudo no papel. Melhor prevenir do que remediar. #ficaadica1

Data do casamento

Além da melhor data para os noivos, que atenda suas comodidades com relação ao trabalho, disponibilidade dos familiares e do celebrante, é preciso considerar algumas particularidades da ilha.

O mês mais quente é fevereiro e o mais frio é julho.

Os meses de janeiro, fevereiro e março são os mais chuvosos e os meses de junho, julho e agosto os menos. Mas isso são apenas estatísticas né... somos testemunhas de que nem sempre a previsão se cumpre...

Lembre-se que na temporada de verão e nos feriados (veja os feriados das cidades próximas também e não apenas da sua!) a cidade fica lotada, com congestionamento e filas em todo lugar, inclusive na balsa, e isso pode acarretar o atraso de fornecedores e convidados. Além disso, nessas ocasiões o preço de tudo aumenta muito. Pense bem se vale a pena.

Falando em preços, os valores das diárias caem muito nos meses de inverno, exceto na Semana Internacional da Vela, em julho. No site oficial da cidade tem um calendário de eventos, dá uma olhada lá: ilhabela.com.br

https://flic.kr/p/BeG3RH

Local e Buffet

No meu caso, eu queria casar na praia, mas não queria que fosse pé na areia porque apesar do clima praiano, queria um certo glamour! haha. Eu queria usar salto, afinal sou baixinha e o "sapato da noiva" sempre me encantou. Assim, a ideia de casar descalça ou com rasteirinha estava fora de cogitação (pra mim). Mas também já vi casamento lindos na areia, todo mundo bem a vontade, e também já vi casamentos onde todos os convidados são orientados a usar branco.

Por isso, vou interromper o texto para o #ficaadica2. Sou da seguinte opinião: O casamento é seu e do seu noivo(a), o sonho é de vocês, portanto, faça como quiser. Noivo pode casar sem gravata? Pode. E pode casar de terno e gravata na praia? Pode. E a noiva pode casar de salto alto na areia? Vai afundar, mas pode. Brilho de dia não pode né? Pode sim. Pode tudo, afinal é seu dia. Escute conselhos sim, principalmente sobre a parte prática, mas em questão de gosto, faça tudo como você sempre sonhou.

Então voltando ao meu casório, por indicação de um amigo, Erisson, conhecemos o Pier 151, que fica próximo a Vila e ao lado do Yacht Club de Ilhabela. Lá a gente teria a vista para o mar, mas sem areia. Perfeito! O lugar é bonito e aconchegante, a vista linda, o staff atencioso, e acomodou nossos 200 convidados, tranquilamente sentados.

https://flic.kr/p/BTDEKs https://flic.kr/p/C4eD5V

Na época o Pier não tinha móveis (agora tem), era apenas o espaço físico, mas conseguimos contratar um buffet que fornecia o mobiliário pelo mesmo valor! Um milagre. O buffet veio do sul de Minas, por indicação da sogra. Foi ótimo, comida gostosa, com bastante variedade.

Além do Píer 151, existem vários outros lugares na ilha que realizam casamentos, como: Sea Club, Marina Porto, Hotel Barra do Piúva, Hotel DPNY, Hotel Maison Joly, Fazenda Siriúba, Espaço Casas D’Agua Doce, Espaço Galiileu, Restaurante All Mirante, Restaurante Dedo de Moça... Tudo vai depender do orçamento, tipo de festa e número de convidados.

Fotografia e filmagem

Antes mesmo de definir o lugar, o buffet e qualquer outra coisa, já sabíamos quem seria nosso fotógrafo. Além de um profissional com verdadeiro dom, é um amigo nosso e por isso não tínhamos dúvida. E acertamos! O resultado ficou incrível. Todas as fotos do casamento e do ensaio postadas aqui são dele: Renato DPaula.

Além das fotos do casamento, no dia seguinte fizemos um ensaio lindo, numa praia que estava deserta (era segunda-feira e inverno), e o dia estava lindoooo, céu azul maravilhoso! As fotos do ensaio são as minhas preferidas.

https://flic.kr/p/B6Riqr https://flic.kr/p/C1XEx9

A filmagem foi feita por outra empresa, pois na época nosso fotografo não oferecia esse serviço. Na verdade nem fazíamos questão de filmagem, mas pensamos que poderíamos nos arrepender depois e acabamos contratando. E fico feliz que fizemos isso. Muita coisa da cerimonia só lembramos depois que assistimos o vídeo. E como de costume, eles ofereceram uma cópia para nossos pais, o que é bem legal.

Decoração

A decor foi escolhida por mim e pela minha madrasta que é designer e decoradora. Ficou bem clean e lindo, como eu queria. O tema praia estava presente na decoração, nas mesas, nos arranjos e porta-guardanapos. Nossa flower girl entrou jogando pétalas que estavam numa estrela do mar e a daminha levou nossas alianças em uma concha do mar, que passaram a fazer parte da decoração da festa, e depois do nosso apê.

https://flic.kr/p/BbY9cx https://flic.kr/p/BuHy8X

No fim das contas, apesar de ter amado a decoração, achamos que esse item em particular deveria ter sido contratado na ilha porque ocupou bastante o tempo da minha madrasta na véspera do casamento, em vez dela aproveitar mais o fim de semana. E além disso, alguma flor causou uma alergia que deixou o rosto dela um pouco inchado e vermelho. #ficaadica3

Itens complementares - equipamento de áudio e vídeo, telão, gerador, tenda

Todos esses itens foram contratados na ilha mesmo — vou indicar os fornecedores ao final.

Música sempre garante entretenimento para festa. E no nosso caso, como temos muitos amigos músicos, rolou uma jam session bem bacana.

https://flic.kr/p/BYTK75

É importante alugar um gerador para evitar surpresas, pois nos informaram que a energia na ilha oscila. Melhor prevenir né?!

O Píer tem uma área fechada e outra descoberta sobre o mar, onde acontece a cerimônia dos casamentos. Como não é possível prever o clima com 100% de certeza, melhor alugar a bendita tenda para garantir que tudo saia como planejado. Claro que a céu aberto é mais bonito, mas nem tudo está sob nosso controle. Você pode até pensar: "na semana do casamento, se tiver previsão de chuva, eu alugo a tenda, certo?" Não!!! Não existem muitas opções de empresas que alugam tendas específicas para o tamanho do local escolhido, portanto, se deixar para a última hora, corre o risco de não encontrar. Outra coisa sobre as tendas é que podem ser brancas ou transparentes; e com ou sem as "paredes". As tendas brancas funcionam melhor quando a festa é no meio do dia, assim ela evita que o sol bata direto nos convidados. Já a transparente deixa o ambiente mais iluminado e permite apreciar o céu. As paredes das tendas são transparentes e protegem os convidados nos dias frios e chuvosos.

https://flic.kr/p/BuKfCT https://flic.kr/p/C28hYn

Ainda bem que alugamos a tenda, e com paredes, porque no dia do nosso casamento choveu um pouco. E olha que agosto é o mês que menos chove na ilha! Interessante que bem no momento da troca das alianças o céu abriu e o sol iluminou o altar! Foi um presente de Deus!

Assessoria

Se você não mora na ilha, é aconselhável que contrate uma assessoria de lá. Mesmo que você goste muito do trabalho de alguém da sua cidade, o ideal é contratar uma local, porque além da pessoa estar lá para cuidar das coisas pessoalmente já que você não está, ela saberá detalhes específicos. Por exemplo, os fornecedores que não são da ilha e vão entrar com caminhão/caminhonete precisam de uma licença para isso.

Caso decida não contratar, informe-se e peça ajuda ao responsável pelo local da festa. Eles estão acostumados a realizar festas de não residentes e em geral são bem solícitos.

Informações para os convidados

Casamento na praia muitas vezes pode causar dúvidas nos convidados. Se quiser ajudá-los, informe se a cerimonia será pé na areia, qual tipo de traje, como chegar, etc.

Como eu tinha diversas informações para passar aos convidados, decidi criar um site, assim coloquei tudo que não caberia (e nem ficaria bonito) no convite. Pesquisei distância e tempo até a ilha, valor e horário da balsa; indiquei restaurantes, cabeleireiros, hotéis e uso de repelente. Na pousada em que ficamos, negociei uma tarifa especial e late check out para os convidados que se hospedassem lá.

Noite de núpcias

Antes do casamento ficamos em uma pousada com nossos familiares e muitos amigos, e depois da festa já fomos direto para outro hotel, mais sofisticado e com maior privacidade! Se nos dois dias antes do casamento era a maior festa encontrar todo mundo no café da manhã, no nosso primeiro dia de casados não achamos que seria tão legal assim! hahaha.

Ilhabela tem diversos tipos de hotéis, muitos deles exclusivos e românticos. Por isso foi bem fácil achar uma ótima opção para nossa noite de núpcias. Escolhemos uma suíte bem reservada, com jacuzzi na varanda e banheira com vista para o mar, na Pousada Solar Singuitta. Apesar do cansaço, o lugar era belísssimo e aproveitamos bastante.

https://flic.kr/p/B6N2H1 Não coloquei os valores dos serviços porque como meu casamento foi em 2010, não acho que ajudaria. Segue a lista dos fornecedores (aqueles que eu recomendo), e seus respectivos sites:

Local: Píer 151

Foto: Renato DPaula

Filmagem: Staniarty

Decoração: Marcia Leite

Site: iCasei

Bolo fake, noivinhos topo do bolo e docinhos especiais: Ana Luiza

Som, telão, tenda: Locasom Eventos

Noite de núpcias: Solar Singuitta

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida deixem aqui ou mandem no email: letsgonessa@hotmail.com. Tem mais dicas para compartilhar com as futuras noivinhas? Deixem aqui nos comentários.

Vanessa ♥