Colonia del Sacramento fica a 180 km de Montevidéu e foi a cidade mais charmosa que conhecemos nesta viagem ao Uruguai.
É a cidade mais antiga do país, fundada em 1960, e foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da preservação dos prédios históricos.
A cidade é banhada pelo Rio de la Plata, e de lá também partem as embarcações para Buenos Aires. Na verdade é o ponto mais perto para se atravessar para a capital argentina (50km fluviais).
Fora do bairro histórico existem diversos restaurantes para se experimentar a culinária local. As ruas são largas e muito arborizadas. Fiquei impressionada! Além da sombra deliciosa, garantem um visual lindo!
O centro histórico é pequeno e muito encantador, gostoso para caminhar e conhecer as ruas de pedras, casas com influência portuguesa e espanhola, carros antigos e árvores floridas.
A cidade toda é um passeio, mas alguns cantinhos merecem uma atenção especial:
1) Puerta de la Ciudadela
Logo na entrada do centro histórico fica o portão da cidade. As correntes laterais e a ponte para atravessar o riozinho lembram o estilo medieval. A muralha que cercava toda a cidade foi quase completamente destruída, restando apenas uma pequena parte que segue até o rio.
2) Farol e Ruínas do Convento de San Francisco
É permitido subir no farol e eu recomendo muito! São apenas 118 degraus e lá de cima a gente consegue ver todo o centro histórico e uma parte do Rio da Prata. É a melhor vista da cidade!
Subida no farol = 25 pesos (R$ 3,40)
Junto ao farol, ficam as ruínas do antigo convento, destruído por um incêndio no século XVIII. Infelizmente sobraram só algumas paredes, mas ainda assim é muito interessante.
E se o calor bater, ali do lado tem uma sorveteria Freddo, para repor as energias e continuar o passeio. (O que você economizou no passeio, vai gastar no sorvete, mas vale a pena!)
Sorvete médio = 120 pesos (R$ 16)
3) Calle de los Suspiros
Mais alguns passos ali pelo centro e você vai encontrar a rua mais famosa da cidade, a Calle de los Suspiros, ou em português, a Rua dos Suspiros.
Existem muitas lendas que tentam explicar o nome da rua, mas nenhuma oficial. Dizem que era a última parada dos condenados à execução, por isso eles passavam por ali suspirando. Outros dizem que eram os escravos que ficavam suspirando de fome e frio. Já outros, contam que havia alguns bordéis e os marinheiros iam até lá em busca de um amor… enfim, histórias é o que não faltam…
4) Río de la Plata e Píer
O Rio da Prata é tão vasto que parece até o mar.
O rio recebeu esse nome justamente porque naquela região havia muita prata. Sua coloração é azul e marrom, principalmente devido aos sedimentos que chegam ao rio.
Ao longo das margens do rio existem diversos banquinhos para se observar o horizonte, especialmente no pôr-do-sol. Aliás, no “verãozão” somente no finalzinho da tarde é possível MESMO ficar parado por certo tempo, porque o calor é muito intenso durante o dia.
O píer é bem simpático e sua vista chama ainda mais atenção por causa das embarcações e iates que ficam ali parados enfeitando o visual.
Um dia é suficiente mesmo para se conhecer a cidade?
Como a cidade não é muito grande e as atrações se concentram quase todas no bairro histórico, é possível visitar tudo em um dia, a não ser que você queira visitar com calma também os museus. Porém, a cidade é tão charmosinha que não é má ideia passar uma noite por lá.
Por questões de logística não pude dormir na cidade, mas se couber no seu roteiro, aconselho que fique e aproveite tudo com mais tempo e tranquilidade, sem aquela correria de quando se faz um bate-volta.
♥
Vanessa
Adorei as dicas 🙂 Ansiosa para conhecer todos esses lugares em Colinia del Sacramento
Abraços
Obrigada e boa viagem! Colônia é um charme só!