Nossa primeira parada nessa viagem para Europa foi Yvoire. Primeira mesmo, porque viemos para cá direito do aeroporto! Desembarcamos em Genebra, Suíça, pegamos o carro na locadora e partimos. Em poucos minutos cruzamos a fronteira e viemos conhecer essa cidezinha francesa muito charmosa, a 30 km de Genebra, beirando o Lac Leman [Lago Leman], que já foi uma vila de pescadores, e até hoje mantém a aparência de uma vila medieval. Logo na entrada do vilarejo você encontra o escritório de turismo, que lhe fornece gratuitamente o mapa do local e informações sobre os pontos.
Descendo por qualquer uma das ruas, você vai chegar no pequeno porto, de onde saem passeios pela região e de onde se pode apreciar Yvoire “de frente”.
Além do porto, outras atrações da cidade, se é que precisaria, já que as ruas e casas são suficientes para garantir o charme do lugar, são o castelo que fica de frente ao lago, e o Jardin des Cinq Sens [Jardim dos Cinco Sentidos], com labirintos onde você pode explorar todos os seus sentidos, como o nome já diz.
Se quiser prolongar essa experiência você pode se hospedar dentro do vilarejo… existem ótimos hotéis, os mais caros com vista para o lago, naturalmente, e outros com preços mais acessíveis na entrada da cidade, e até um camping. Há também casas para locação.
Existem restaurantes, creperia, sorveteria, cafés e uma loja especializada em macarrons, onde você pode fazer degustação desse doce típico francês. Há também quatro galerias de arte, lojas de souvenirs, de artesanato local e produtos regionais.
Para chegar lá, o jeito mais prático é de carro. Logo na entrada do vilarejo, existem estacionamentos públicos, com tarifas bem em conta (para se ter uma idéia 3h = 3,20 euros; 24h = 14 euros). De ônibus, saindo de Thonon-les-Bains e Douvaine. De trem, saindo da estação Thonon-les-Bains e Genebra. De barco, saindo de Nyon (todo o ano), e de Genebra (temporada).
Para acompanhar nossa viagem: instagram @letsgonessablog | facebook.com/letsgonessa | snapchat: letsgonessa
*** Informações e valores (preços em euros, em outubro/2015): ***
Antes de agendar sua viagem até lá, tenha em mente que a maioria das opções de hospedagem, restaurantes e atrações não ficam abertos o ano todo. Geralmente abrem de fevereiro/março até setembro/outubro.
Entrada no vilarejo: gratuita.
Visitas guiadas, contando a história da cidade, desde a vila de pescadores, da Idade Média até a atualidade: adulto = 5,50; criança = 3,50; família (2 adultos e 2 crianças) = 14.
Jardin des Cinq Sens: adultos = 12; criança = 7 ; família = 31, estudante = 8,50.
Em geral os hotéis na França ofereceram café da manhã, mas o valor não está incluído na diária.
Sugestões de hotéis:
- Hôtel Le Jules Verne, aberto de fev à outubro, diárias a partir de 160 euros, café da manhã = 18 (frente para o lago);
- Hôtel du Port, aberto de março à outubro, diárias a partir de 125 euros, café da manhã = 18 (frente para o lago);
- Hôtel & Spa Villa Cécile, aberto o ano todo, diárias a partir de 160 euros, café da manhã = 19;
- Hôtel le Pré de la Cure, aberto de março à novembro, diárias a partir de 78 euros, café da manhã = 12;
- Hôtel Le Vieux Logis, aberto de março à novembro, diárias a partir de 87 euros, café da manhã = 9,50.
Camping:
Le Léman 1 & 2, aberto de abril à outubro, consulte preços e outras informações em www.camping-yvoire.com
Casas para locação:
Gîte La Falescale, para até 5 pessoas, todo o ano, preços e outras informações no site: www.gites-de-france-haute-savoie.com
La Pointe d’Yvoire, para até 4 pessoas, todo o ano, preços e outras informações no site: www.gite-lapointe-yvoire.com